segunda-feira, 26 de março de 2012

Resenha: Enigma na televisão, de Marcos Rey*


REY, Marcos. Enigma na televisão. 2ª edição. São Paulo: Ed. Ática, 1989. 128p. 

Créditos: Rogério Montenegro

Marcos Rey**, cujo nome verdadeiro era Edmundo Donato, nasceu em São Paulo no dia 17 de fevereiro de 1925. Era descendente de imigrantes italianos, viveu sua infância entre livros e começou a escrever cedo, tendo publicado seu primeiro conto aos dezesseis anos. Publicou mais de cinqüenta livros entre romances, contos, novelas e ensaios.  Recebeu diversos prêmios literários e algumas de suas obras foram traduzidas no Exterior. Faleceu no dia 01 de abril de 1999 e teve suas cinzas espargidas de um helicóptero pela sua esposa sobre a cidade de São Paulo, cenário inspirador de seus romances.

Enigma na televisão,
romance publicado em 1986, estava há tempos na estante aguardando uma oportunidade para ser lido. É um daqueles títulos da literatura infanto-juvenil, da Série Vagalume (quem nunca leu?!), que tinha o propósito de incentivar o gosto pela leitura nos jovens.

O livro conta a história de uma série de assassinatos de pessoas famosas ocorridos nos bastidores da TV Mundial, uma fictícia emissora de TV do Rio de Janeiro. Inicialmente, a suspeita volta-se para a Liga das Sentinelas, clube de senhoras que combatem a transmissão do que elas classificam como obscenidades, que invadem os lares e desencaminham a juventude. Mas muitos outros suspeitos irão surgir, seja por um ou outro detalhe. Paralelamente à polícia, o jovem repórter Ivo e a continuísta Renata decidem desvendar o enigma da televisão.

Além dos assassinatos e dos bastidores de uma emissora de televisão, também estão presentes temas como o conflito entre gerações e entre jovens e veteranos artistas, a confusão entre ficção e realidade, a espetacularização da notícia e o que uma pessoa é capaz de fazer para aparecer na mídia e fazer parte do mundo das celebridades.

A leitura foi empolgante, pois o enredo é bastante movimentado e tenso, além de ter um pouco de humor, em um ambiente onde não se perde a piada mesmo nas situações mais trágicas. Segue um trecho que merece destaque:

       “Mais do que uma obrigação policial, era uma imposição popular. A Polícia teria que se rebolar para elucidar tudo.
      Paulo Maciel, no telejornal das 19 horas, não abandonou sua trincheira, como lhe ordenara Miranda. Suas contínuas aparições no vídeo tornavam-no tão conhecido do público como os principais atores de novelas.
        [...]
        Miranda, vendo o teipe na redação do telejornal, exultava:
       - O enigma está crescendo! Vamos dominar a audiência. Os produtores de novelas vão ficar com inveja.”
(p. 19)


*Elaborada por Gláucia Ventura como requisito para participação no Desafio Literário 2012, no tema Serial Killer. Março de 2012.

** Quem quiser saber mais sobre a vida e a obra de Marcos Rey, pode visitar o site:
http://www.marcosrey.com.br/

domingo, 18 de março de 2012

Música: Nirvana, de Elbosco



Há tempos eu procurava por essa música, mas sabe quando uma música marca uma época da nossa vida e não tem jeito da gente lembrar o nome dela e nem quem a interpreta? Finalmente, a Internet me ajudou a reencontrar “Nirvana”. Ela foi lançada no disco Angelis e mistura canto gregoriano com hip-hop, dance e Techno, projetando mundialmente o grupo Elbosco em 1995. Pois bem, após matar a saudade ouvindo-a depois de tanto tempo, resolvi fazer uma pesquisa e encontrei uma curiosidade.

Embora a letra da música seja em inglês e em latim, o grupo que a interpreta, na verdade, é espanhol, sendo oriundo de um coral infantil da Escolanía del real Monasterio de San Lorenzo, com crianças de idade entre 9 e 14 anos e instrumentistas adultos.
A seguir o vídeo da música Nirvana, de Elbosco:



Quem tiver curiosidade em saber mais sobre o grupo, pode visitar o Blog: http://elboscoeternal.blogspot.com/ 

Receita: Parfait de iogurte, morango e granola


Parfait, que significa "perfeito" em francês, é uma tradicional sobremesa francesa preparada com sorvete e frutas. Esta versão com iogurte e granola é muito simples de fazer e bastante saudável. Na receita original, retirada da revista do Mundo Verde, os ingredientes devem ser sem adição de açúcar. Eu utilizei a granola normal e fiz a geléia em casa com açúcar demerara. Também acrescentei à receita a farofa de castanha, que é bem crocante e saborosa. 

Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
½ xícara (chá) de granola
6 morangos
1 colher (chá) de geleia de morango
Farofa de castanha de caju para polvilhar

Modo de preparo:
Em uma taça, faça as camadas de granola, morango e iogurte. Repita as camadas e finalize com a geleia de morango. Polvilhe com farofa de castanha de caju.

Filme: Sem Limites/Limitless (2011)



Filme de Neil Burger que conta a história de Edward Morra (Bradley Cooper), um escritor que finalmente consegue um contrato para um livro, mas que se encontra com bloqueio para escrever, desperdiçando seu tempo pelos bares, com uma aparência de um morador de rua, sem se alimentar direito, prestes a ser despejado e a perder a sua parceira.


E é no limite dessa situação que ele reencontra o seu ex-cunhado, um traficante que lhe oferece uma nova droga, da qual não se sabe bem a composição e seus efeitos, apenas que ela possibilita ao seu usuário o aproveitamento da potencialidade máxima do cérebro e que é chamada de NZT.


Assim, ele consegue terminar o seu livro em poucos dias e passa a explorar esse novo poder, aprendendo em questão de horas ou dias a tocar instrumentos musicais, falar fluentemente outras línguas e a fazer investimentos na Bolsa de Valores, dentre outras façanhas. No entanto, à medida que explora as vantagens que pode obter com o uso dessa misteriosa cápsula (mulheres, dinheiro, etc), Morra também descobre os seus efeitos colaterais (um deles é quando ele não sabe como chegou a um determinado local, nem se recorda do que aconteceu nos dias anteriores) e até onde ele é capaz de ir para manter seu aparente sucesso.


É disso que trata Sem Limites: da ausência de limites para o cérebro humano, mas também para a dependência das drogas, a ambição, o poder e a corrupção em todos os seus aspectos. Enquanto a maioria, após ver o filme, deve sair desejando que existisse um NZT, eu apenas queria que fosse mais simples estimularmos nossa mente, sem uso de qualquer produto, a fim de nos motivarmos para trabalharmos em busca de obter sucesso na vida, seja nos negócios e nos estudos, seja na saúde e nos relacionamentos. Embora pareça melhor pegar um atalho, é mais interessante e educativo quando se conquista algo partindo do zero e passando por todas as etapas, a exemplo do empresário Carl Van Loon, personagem de Robert de Niro, pois, no final das contas, o mais importante é o caminho, não o destino. 


sábado, 3 de março de 2012

Receita: Torta Fondant de Chocolate



Esta receita foi extraída do livro comemorativo dos 100 anos da União. É uma torta fácil de fazer e muito saborosa. Não é muito doce e as castanhas dão um toque especial. Já fiz algumas vezes e ela foi aprovadíssima!        

Ingredientes:
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
4 ovos
1 tablete de manteiga (200g)
300g de chocolate meio amargo derretido
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Cobertura (creme ganache):

100g de chocolate ao leite derretido
100g de creme de leite
Castanhas-do-Pará para salpicar

Modo de fazer:
Na batedeira, bata o açúcar com os ovos e a manteiga até formar um creme homogêneo. Sem bater, junte o chocolate e a farinha. Coloque na fôrma untada com manteiga e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido (180oC). Desenforme fria, cubra com o creme ganache e salpique com castanhas-do-Pará.  Para fazer o creme ganache, basta mexer o chocolate ao leite derretido com o creme de leite até obter uma mistura lisa e brilhante. 

Música Francesa: Louise Attaque


Quero apresentar a vocês um grupo musical que eu conheci através do programa Br@nché (transmitido pela TV Escola e voltado para a cultura e a língua francesas),  chamado Louise Attaque.

Trata-se de um quarteto francês, formado em 1994, que começou de maneira diversa da maioria. Ele não começou na mídia, mas sim fazendo concertos ao ar livre, conquistando adolescentes, que divulgaram boca a boca o seu trabalho até ele finalmente aparecer em um programa de TV.

O nome do grupo, que significa “Louise Ataca”, refere-se ao anarquista Louise Michel e à banda de rock americana Violent Femmes. A seguir, assistam ao clipe da música “J’ t’emmène au vent”, do álbum que tem o nome do grupo.