segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alegria



Sou alegre.
Busco sorrir pra vida,
mesmo quando não sorri pra mim.
Mas quando me vê
com uma alegria, assim,
que não se pode conter,
não fui promovida,
nem acertei na loteria.
O motivo da minha alegria
é você.

sábado, 14 de abril de 2012

Resenha: As esganadas, de Jô Soares*

SOARES, Jô. As esganadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 262p.

Créditos: Folhapress

José Eugênio Soares, conhecido como Jô Soares, nasceu no Rio de Janeiro, em 1938. Um dos maiores humoristas e entrevistadores da televisão brasileira, também é romancista, tendo publicado vários livros, alguns deles best-sellers, como O Xângo de Baker Street e O homem que matou Getúlio Vargas, e no ano passado o mais recente deles: As esganadas, romance sobre um serial killer de mulheres gordas.

Ambientado na cidade do Rio de janeiro da época do Estado Novo, o romance conta a história de Caronte, um serial killer de gordinhas, cuja arma são apetitosos doces portugueses. Rejeitando o lugar comum de revelar o assassino apenas no final, o autor opta por apresentá-lo logo no início, bem como a sua motivação para os crimes, como ilustra o trecho a seguir:

“Um dia, Caronte vê uma gorda na rua lambendo um cone de sorvete. O rosto lindo lembra-lhe a mãe. Servindo-se da ponta da língua como um lagarto, a gorda desempenha movimentos ágeis e lascivos em torno da bola gelada. Com perícia, ela evita que as gotas escorram pelos dedos gorduchos. É quando Caronte percebe que jamais se livrará da mãe, a não ser que a mate sempre, sempre. Resolve assassiná-la novamente em cada gorda que encontrar. A partir de então, ele só vive para vê-la morrer. Começa a temporada de caça às gordas.” (p. 20-21)

Tendo como pano de fundo a memória do Rio da década de 30 do século XX, da política, do rádio e da publicidade, a história acompanha as andanças de quatro personagens que investigam pistas para elucidar o “caso das esganadas”. São eles o delegado Melo Noronha, o inspetor Valdir Calixto, o detetive português Tobias Esteves e a repórter e fotógrafa Diana de Souza.

Apesar da tensão dessa horripilante história de mulheres que literalmente morrem pela boca, é uma leitura envolvente, na qual você se delicia com as engraçadas situações vivenciadas pelos personagens, principalmente pelo quarteto que conjuntamente trabalha na busca do criminoso, das quais destaco a passagem a seguir:

“- [...]Minha mulher ficou tão assustada com o artigo da Diana n’O Cruzeiro, que começou a fazer dieta.
- Mas a dona Yolanda não é gorda – pondera Calixto.
- Toda mulher acha que é – filosofa Noronha.
- Ser gordo ou se achar gordo são duas coisas diferentes – afirma Tobias Esteves – Minha alcunha em Lisboa, juntos aos colegas da delegacia, era Gordo; no entanto, não me acho gordo.
-  O senhor não é gordo, é só um pouco baixo pro seu peso – declara o diplomático Calixto.” (p. 107)

Se por um lado são macabras as imagens “desenhadas” por Caronte nas cenas do crime, por outro são hilárias as confusões provocadas pelas nuances e pelas sutis diferenças entre o português de lá e o de cá. Enfim, recomendo para todos e torço para que o caso d’As esganadas não demore muito a ganhar uma adaptação para o cinema.

*Elaborada por Gláucia Ventura como requisito para participação no Desafio Literário 2012, no tema Serial Killer (Opção 2). Abril de 2012.

Música: All These Things That I've Done, de The Killers

Essa música faz parte do cd Hot Fuss, álbum de estreia do grupo The Killers lançado em 2004. The Killers é uma banda norte-americana de rock alternativo formada em Las Vegas em 2002.

A banda é composta por Brandon Flowers (vocais e sintetizador), Dave Keuning (guitarra e vocal de apoio), Ronnie Vannucci (bateria) e Mark Stoermer (baixo e vocal de apoio).  Assista a seguir o clipe de” All These Things That I've Done”:

Para saber mais sobre The Killers, recomendo a visita aos sites:
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Killers
Site oficial (em inglês): http://www.thekillersmusic.com/
Site em português:  http://www.thekillersbr.com/
Myspace: http://www.myspace.com/thekillers

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Receita: Suflê de bacalhau


Semana Santa e eu aproveitando o feriado para aprender a fazer mais um pratinho...

Navegando no site da Revista Shape, encontrei algumas receitas com óleo de coco. Além de ser recheado de vitaminas e minerais, o óleo de coco é rico em antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento e tem um ativo chamado ácido fenólico, que age no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Também proporciona os efeitos do ácido láurico, que atua no combate a bactérias, fungos, vírus e protozoários.


O óleo de coco contém Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), tipo de gordura que tem uma absorção rápida e passa pelo processo de termogênese, em que o organismo utiliza as próprias reservas de gordura e açúcar para transformá-lo em energia. Por ser uma gordura boa, quando ingerido antes das refeições, causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Aproveitando a ocasião, resolvi fazer o Suflê de Bacalhau. Foi o primeiro suflê que eu fiz na vida e gostei do resultado. Por isso, compartilho com vocês a receita:

Ingredientes:
 
500 g de bacalhau dessalgado 
2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem 
1 cebola picada 
2 dentes de alho picados 
½ maço de cheiro-verde picado 
2 ½ xícaras (chá) de leite 
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de margarina 
1 vidro de leite de coco (200 g) 
6 ovos (separar gema e clara) 
¼ xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
Pimenta-do-reino e queijo ralado a gosto


Modo de preparo:


Corte o bacalhau em pedaços pequenos e reserve. Aqueça o óleo de coco, refogue a cebola e o alho. Junte o cheiro-verde bem picadinho e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Em uma panela, coloque o leite, a farinha, a margarina, o leite de coco e as gemas. Mexa e leve ao fogo baixo até formar um creme. Retire do fogo, junte as azeitonas e o bacalhau em pedaços. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as ao creme com bacalhau. Despeje em um refratário untado e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos, aproximadamente.

Fonte: http://revistashape.uol.com.br/dieta/1796/materia/receitas-com-oleo-de-coco