terça-feira, 3 de julho de 2012

Resenha: Diário de um Banana, de Jeff Kinney*



KINNEY, Jeff. Diário de um banana. Tradução Antônio de Macedo Soares. Cotia, SP: Vergara & Riba Editoras, 2008. 218p.

Créditos: Seattle Times

Jeff Kinney nasceu no dia 19 de fevereiro de 1971, em Maryland. Passou a infância na região de Washington, D.C., e mudou-se para Ney England, em 1995. É designer de jogos on-line, escritor, cartunista. Mora no Sul de Massachusettes com sua esposa e seus dois filhos, Will e Grant. Seu trabalho mais notável é a série de livros infanto-juvenis Diário de um Banana, que já conta, até o momento, com oito volumes e cujo primeiro é o objeto da presente resenha.

A ideia central do livro é trazer as memórias da época de escola de um garoto chamado Gregory Heffley, que busca superar os obstáculos encontrados na fase do ensino fundamental e conquistar a tão desejada popularidade na escola. Gregory começa esclarecendo que, apesar do título, não se trata de um diário, mas um “livro de memórias” e que tudo foi ideia da mãe dele:

"A única razão de eu ter aceitado isso é porque imagino que, mais para a frente, quando eu for famoso, vou ter coisas melhores para fazer do que ficar respondendo a perguntas bestas o dia inteiro. Daí este livro vai vir a calhar." (p.2)

Assim, o livro de memórias de Gregory traz as experiências que marcam os primeiros dias de aula, as quais acabam se transformando em conselhos aos leitores, seja sobre o lugar onde se senta, seja sobre relacionamentos com colegas (principalmente os maiores e malvados) e com as garotas. Também trata de família, das relações dele com os pais, o irmão mais velho Rodrik e o caçula Manny. Também relata as aventuras de Gregory e seu amigo Rowley, desde as tardes jogando videogames proibidos, passando pelas travessuras do Dia das Bruxas, as façanhas realizadas nas férias até o desfecho acerca do lendário queijo na quadra de basquete.


O livro está dividido cronologicamente por mês, desdobrando-se em dias da semana, o que enfatiza a influência do ano letivo sobre a vida cotidiana do garoto. A leitura foi rápida e muito divertida. Os quadrinhos proporcionam maior dinamismo e humor aos relatos. Embora seja um livro infanto-juvenil, recomendo-o a leitores de qualquer faixa etária. Os mais novos certamente irão identificar-se ou aos seus colegas. Os mais maduros terão oportunidade de relembrar os tempos de escola e vão acabar rindo de coisas que podem ter sido bem traumáticas na época.

Enfim, trata-se do relato e da reflexão da experiência escolar de um garoto que está se conhecendo e buscando se expressar, ora querendo mostrar seus possíveis talentos de cartunista, ora querendo ocultar sua performance artística, como no episódio da peça da escola, sempre buscando se defender dos garotos maiores, impressionar as garotas e se tornar uma celebridade na escola:

“Então, isso é o que estou pensando: este ano escolar foi meio que uma bomba, mas se eu conseguir ser votado para ser um Favorito da Turma, vou sair por cima” (p. 199)

Bom, sinto dizer que ele não foi o escolhido como Favorito da Turma, mas ele levou a melhor em situações como a do episódio do queijo na quadra de basquete. O Diário de um Banana fez tanto sucesso que os dois primeiros volumes já ganharam versão no cinema.

*Elaborada por Gláucia Ventura. Julho de 2012.
**Quem quiser saber mais sobre o autor e a série, pode visitar os sites: 

http://www.wimpykid.com/ (em inglês)
www.diariodeumbanana.com.br/

Um comentário:

  1. legal mais...nao me ajudou nada na minha pesqisa de escola...presiso de informasoes sobre a vida real dos pais do greg

    cordialmente: mordepeixe ou lipe mesmo...

    ResponderExcluir