segunda-feira, 26 de março de 2012

Resenha: Enigma na televisão, de Marcos Rey*


REY, Marcos. Enigma na televisão. 2ª edição. São Paulo: Ed. Ática, 1989. 128p. 

Créditos: Rogério Montenegro

Marcos Rey**, cujo nome verdadeiro era Edmundo Donato, nasceu em São Paulo no dia 17 de fevereiro de 1925. Era descendente de imigrantes italianos, viveu sua infância entre livros e começou a escrever cedo, tendo publicado seu primeiro conto aos dezesseis anos. Publicou mais de cinqüenta livros entre romances, contos, novelas e ensaios.  Recebeu diversos prêmios literários e algumas de suas obras foram traduzidas no Exterior. Faleceu no dia 01 de abril de 1999 e teve suas cinzas espargidas de um helicóptero pela sua esposa sobre a cidade de São Paulo, cenário inspirador de seus romances.

Enigma na televisão,
romance publicado em 1986, estava há tempos na estante aguardando uma oportunidade para ser lido. É um daqueles títulos da literatura infanto-juvenil, da Série Vagalume (quem nunca leu?!), que tinha o propósito de incentivar o gosto pela leitura nos jovens.

O livro conta a história de uma série de assassinatos de pessoas famosas ocorridos nos bastidores da TV Mundial, uma fictícia emissora de TV do Rio de Janeiro. Inicialmente, a suspeita volta-se para a Liga das Sentinelas, clube de senhoras que combatem a transmissão do que elas classificam como obscenidades, que invadem os lares e desencaminham a juventude. Mas muitos outros suspeitos irão surgir, seja por um ou outro detalhe. Paralelamente à polícia, o jovem repórter Ivo e a continuísta Renata decidem desvendar o enigma da televisão.

Além dos assassinatos e dos bastidores de uma emissora de televisão, também estão presentes temas como o conflito entre gerações e entre jovens e veteranos artistas, a confusão entre ficção e realidade, a espetacularização da notícia e o que uma pessoa é capaz de fazer para aparecer na mídia e fazer parte do mundo das celebridades.

A leitura foi empolgante, pois o enredo é bastante movimentado e tenso, além de ter um pouco de humor, em um ambiente onde não se perde a piada mesmo nas situações mais trágicas. Segue um trecho que merece destaque:

       “Mais do que uma obrigação policial, era uma imposição popular. A Polícia teria que se rebolar para elucidar tudo.
      Paulo Maciel, no telejornal das 19 horas, não abandonou sua trincheira, como lhe ordenara Miranda. Suas contínuas aparições no vídeo tornavam-no tão conhecido do público como os principais atores de novelas.
        [...]
        Miranda, vendo o teipe na redação do telejornal, exultava:
       - O enigma está crescendo! Vamos dominar a audiência. Os produtores de novelas vão ficar com inveja.”
(p. 19)


*Elaborada por Gláucia Ventura como requisito para participação no Desafio Literário 2012, no tema Serial Killer. Março de 2012.

** Quem quiser saber mais sobre a vida e a obra de Marcos Rey, pode visitar o site:
http://www.marcosrey.com.br/

9 comentários:

  1. Que sabor de infância! Bem pensada a sua escolha. :)

    ResponderExcluir
  2. este livro parece ser mto bom mesmoo .. tenhu que fazer uma ficha de leitura para a minha professora e entregar sobre ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna, é um livro muito bom, assim como os demais de Marcos Rey. Após fazer a ficha da leitura, compartilhe conosco a sua opinião sobre o livro. Obrigada pela visita e bom trabalho!

      Excluir
  3. Olá, Bruna, é um livro muito bom, assim como os demais de Marcos Rey. Após fazer a ficha da leitura, compartilhe conosco a sua opinião sobre o livro. Obrigada pela visita e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Devo muito da minha infância e adolescência à obra de Edmundo Donato. Que Deus o tenha a seu lado, incentivando-o a continuar escrevendo os seus livros para as crianças do Céu.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei as palavras muito difíceis,se algum professor(a) for passar em alguma prova.

    ResponderExcluir