sexta-feira, 6 de abril de 2012

Receita: Suflê de bacalhau


Semana Santa e eu aproveitando o feriado para aprender a fazer mais um pratinho...

Navegando no site da Revista Shape, encontrei algumas receitas com óleo de coco. Além de ser recheado de vitaminas e minerais, o óleo de coco é rico em antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento e tem um ativo chamado ácido fenólico, que age no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Também proporciona os efeitos do ácido láurico, que atua no combate a bactérias, fungos, vírus e protozoários.


O óleo de coco contém Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), tipo de gordura que tem uma absorção rápida e passa pelo processo de termogênese, em que o organismo utiliza as próprias reservas de gordura e açúcar para transformá-lo em energia. Por ser uma gordura boa, quando ingerido antes das refeições, causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Aproveitando a ocasião, resolvi fazer o Suflê de Bacalhau. Foi o primeiro suflê que eu fiz na vida e gostei do resultado. Por isso, compartilho com vocês a receita:

Ingredientes:
 
500 g de bacalhau dessalgado 
2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem 
1 cebola picada 
2 dentes de alho picados 
½ maço de cheiro-verde picado 
2 ½ xícaras (chá) de leite 
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de margarina 
1 vidro de leite de coco (200 g) 
6 ovos (separar gema e clara) 
¼ xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
Pimenta-do-reino e queijo ralado a gosto


Modo de preparo:


Corte o bacalhau em pedaços pequenos e reserve. Aqueça o óleo de coco, refogue a cebola e o alho. Junte o cheiro-verde bem picadinho e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Em uma panela, coloque o leite, a farinha, a margarina, o leite de coco e as gemas. Mexa e leve ao fogo baixo até formar um creme. Retire do fogo, junte as azeitonas e o bacalhau em pedaços. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as ao creme com bacalhau. Despeje em um refratário untado e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos, aproximadamente.

Fonte: http://revistashape.uol.com.br/dieta/1796/materia/receitas-com-oleo-de-coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário